Plataforma Agenda 2030

ODS 1
ODS 2
ODS 3
ODS 4
ODS 5
ODS 6
ODS 7
ODS 8
ODS 9

ODS 10
ODS 11
ODS 12
ODS 13
ODS 14
ODS 15
ODS 16
ODS 17
Logo

Participação

Um dos principais aprendizados do processo de municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, os ODM foi a importância de participação social na disseminação e implementação dessa agenda internacional. Esse fator foi tão importante que uma das principais diretrizes adotadas na Conferência Rio+20 definiu que a Agenda 2030 seria construída “de baixo para cima” e em consulta com sociedade civil sobre as suas prioridades.

Como resultado desse processo no Brasil se formou uma ampla rede de organizações de sociedade civil incluindo 5 grandes redes nacionais a saber:

Movimento Nacional ODS Nós Podemos – movimento nacional que promove conscientização dos setores público, privado e da sociedade civil sobre Agenda 2030 e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Movimento foi criado em 2004 para promover os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e após a adoção da Agenda 2030 mudou o foco para ODS.

http://www.odsnospodemos.org/

Grupo de Trabalho - Agenda 2030. O Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável no Brasil foi articulado pela Abong em preparação para Conferência Rio+20 e posterior negociação sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) entendendo que esse processo deve levar em conta o acúmulo das Organizações da Sociedade Civil que vêm trabalhando diretamente na defesa de direitos, no combate à desigualdade e no respeito aos limites do planeta. Atualmente o GT - Agenda 2030 está trabalhando com o tema de participação social no monitoramento de implementação da Agenda 2030 no âmbito nacional.

https://brasilnaagenda2030.org/

Cidades Sustentáveis – O Programa Cidades Sustentáveis promove a proposta de desenvolvimento sustentável entre gestores públicos com foco em sustentabilidade urbana. O Programa oferece como ferramenta a Plataforma Cidades Sustentáveis - uma agenda para a sustentabilidade das cidades que aborda as diferentes áreas da gestão pública, e incorpora de maneira integrada as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural em 12 eixos temáticos alinhados aos ODS. A cada um destes eixos estão associados indicadores, casos exemplares e referências nacionais e internacionais a serem perseguidas pelos municípios.

http://www.cidadessustentaveis.org.br/

Rede ODS – Uma rede de de instituições públicas e privadas, organizações da sociedade civil, movimentos sociais, povos originários, povos e comunidades tradicionais que promove diálogo inter-setorial sobre processo de desenvolvimento pautado em direitos humanos e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

https://www.facebook.com/redeods.br/

Estratégia ODS – uma coalizão inter-setorial de entidades interessadas em promover debate sobre meios de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e busca pelas soluções de impacto para o seu alcance.

http://www.estrategiaods.org.br/

Contato